terça-feira, 27 de julho de 2010

Osho Conexão Brasil


O nosso amigo Ashara gosta muito de usar uma expressão: “dar um passo atrás” diante de situações que nos trazem alguma perturbação, que nos desestruturam, que causam stress. Eu já tinha ouvido isso em outras palavras, em outros momentos, mas essa exata expressão do Ashara calou fundo em mim.

De vez em quando eu gosto de “dar um passo atrás” no meio de todo esse turbilhão de inovações tecnológicas que se desencadeou no mundo a partir da disseminação dos computadores pessoais. Nesses últimos 30 anos estamos quase sempre acordando assustados diante de uma “nova” inovação que nos pega de surpresa e nos deixa de boquiabertos.

É claro que para as gerações mais novas, para a moçada e meninada que estão chegando agora, tudo isso é muito óbvio, embora não deixe de ser fascinante também para eles. Mas nós, das gerações mais velhas, muitas vezes oferecemos resistências para aceitar essas “novas” inovações. Poderia dizer que demoramos um pouco mais a aceitá-las.

Gostaria de me referir especificamente ao Facebook, que adotamos como ferramenta para o Instituto Osho Brasil fazer seus comunicados, divulgar notícias e atividades dos Centros Osho, para anunciar atualizações no site, artigos no nosso blog, etc.

Não sei dizer há quanto tempo se fala e se comenta a respeito do Facebook, entre várias outras redes sociais. E por todo esse tempo a nossa resistência foi grande. Por um lado havia o preconceito de que os usuários dessas redes se tornam cativos de uma rotina e não conseguem mais sair de perto do computador. E de fato isso acontece. Sabemos de muitos casos assim. E também achávamos que ao participarmos de uma rede estaríamos nos expondo em demasia, abrindo “nossa guarda” para freqüentes invasões não desejadas. E, porque não, também achávamos que tudo isso não passava de um espaço de fofocas.

Foi por insistência de amigos, nos convidando reiteradamente para nos cadastrar, que por fim cedemos. E qual não foi a nossa surpresa.

É claro que uma ferramenta dessa, um canal de comunicação tão fácil, direto e eficiente como Facebook pode ser usado para difundir futilidades e fofocas. Mas também pode ser usado inteligentemente para a divulgação de mensagens tão revolucionárias e transformadoras como as de Osho, e de muitas causas e bandeiras importantes para o planeta e para a humanidade.

Distribuímos na semana passada uma Circular para todos os antigos leitores do nosso boletim Osho Conexão Brasil, convidando-os a se cadastrarem no Facebook e nos adotarem como seus amigos. Assim, poderemos mais facilmente desempenhar nossa proposta de difundir a mensagem do Osho e, além disso, abrirmos um espaço de interação com nossos leitores de uma forma muito mais viva, presente e direta.

Sabemos que muitos de nossos leitores têm essa mesma resistência que nós tivemos até recentemente. Mas nos sentimos na obrigação de insistirmos nesse convite, como vários amigos fizeram conosco. Vocês terão uma grata surpresa ao receber o fluxo de informações sobre o mundo do Osho, numa intensidade que nos faz esquecer os sites, os blogs, os e-mails, os boletins mensais. A informação chega e na mesma hora pode ser compartilhada, muitas vezes acompanhada de fotos, de vídeos. E sempre com espaço para fazermos nossos comentários e recebermos respostas, numa interação simples e fluida.

“Dê um passo atrás” e observe todas essas inovações tecnológicas. Elas fazem parte do momento atual de nosso planeta. Pode até ser assustador, mas é assim que nosso planeta se comunica, se interage hoje. E é fácil a passagem do “assustado” para o “fascinado”. Basta experimentar. Um pouco de ousadia, de risco, às vezes faz bem.

Esperamos ver todos os nossos amigos no Facebook, interagindo conosco e participando desse movimento de divulgação da mensagem do Osho.

(*) Este artigo é de autoria do nosso editor Bodhi Champak

4 comentários:

  1. Oi

    Poderiam divulgar o endereço do espaço de vocês no facebook para quem não recebeu o e-mail?

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo lembrete. O nosso endereço no Facebook é "Osho Brasil Instituto".

    ResponderExcluir
  3. olá, gosaria de saber se voces tem um espaço fisico onde são realizados estudos e praticas e se há possibilidade de eu abrir um espaço deste filiado a vcs aqui na minha cidade, tubarão/sc?
    Obrigada
    Fabiana Becker
    email: fabianabeckerr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Fabiana, conforme informamos em nosso site, o Instituto Osho Brasil é um centro de informações sobre Osho e seu trabalho e um distribuidor de seus produtos. Tudo isso pela internet. Não dispomos de espaço físico.
    Quem autoriza a abertura e o funcionamento de espaços com o nome Osho (Osho Centers e Institutos), e faz sua coordenação internacional é a Global Connections em Puna, Índia. O endereço é global@osho.net

    ResponderExcluir