quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Facebook, blog, site, e-mail,


É fácil entender porque as crianças têm enorme facilidade para aprender e fazer uso de computador. De fato o computador é um brinquedo fascinante... e também bastante útil e eficiente quando bem utilizado.

Há exatamente 14 anos, em agosto de 1996, fizemos circular a primeira edição do boletim Osho Conexão Brasil. Ele já era produzido em computador, mas ainda era um trabalho muito artesanal, duplicado em xérox e distribuído aos coordenadores dos Centros Osho no Brasil pelo correio.

A partir de 1999 o boletim passou a ser impresso e chegou a contar com 1.500 leitores que o recebiam gratuitamente pelo correio. Eram duas folhas (4 páginas) em que espremíamos as notícias de 2 em 2 meses. Com a elevação da taxa do correio, tornou-se inviável a sua distribuição gratuita e o boletim foi suspenso em 2001.

Em 2003, com a expansão da internet, o boletim encontrou uma nova forma de viabilizar sua produção e distribuição. O público foi crescendo pouco a pouco e chegou aos 4.000 leitores. Mas o fluxo de informações tornou-se tão grande e tão rápido, que o boletim teve que se expandir e a sua produção passou a ser uma tarefa árdua para poucos responsáveis. Em meados de 2009 demos uma parada e suspendemos temporariamente a sua produção e distribuição.

Mas, o progresso tecnológico é inesgotável e novas ferramentas surgem no ambiente da internet a todo instante. Assim, voltamos a encontrar novas opções mais fáceis e prazerosas para o nosso trabalho de veicular textos, informações e notícias do mundo do Osho.
Cabe citar aqui um comercial que está sendo veiculado na televisão brasileira, no qual o filho adolescente diz para o pai que “e-mail é coisa de velho. O lance agora é rede social”.

E é exatamente isso que estamos constatando atualmente nas nossas atividades do Instituto Osho Brasil, desde que abrimos uma página no Facebook, há cerca de 1 mês e meio. Nesse curto período já criamos uma rede que hoje atinge 650 “amigos” e que, já percebemos, logo, logo estará ultrapassando um milhar e continuará crescendo.
Além desse rápido crescimento da rede de amigos, nos impressionou a tremenda facilidade que o Facebook oferece para o encaminhamento de notas, notícias, divulgação de eventos, de vídeos, de páginas interessantes da internet, lançamento de livros, comentários e reflexões. E tudo isso é imediatamente compartilhado com toda a rede de “amigos”, numa página leve, com boa diagramação e interessante de se ler.

Também estamos muito entusiasmados com a facilidade com que nossos “amigos” interagem conosco, sem ter o trabalho de abrir uma caixa de entrada, ter que procurar um endereço de e-mail e elaborar uma mensagem. Ao acessar o Facebook, no exato momento em que você lê uma nota, assiste um vídeo ou recebe uma notícia, você pode postar um comentário, enviar uma mensagem, dar um feed-back. E quem recebe o comentário pode também responder de imediato.

Foi assim que restabelecemos contato com velhos amigos, como a Ila que ora está em Daramsala, nos Himalaias, criamos novos laços como a Cláudia que nos escreveu da Nova Zelândia; prestamos informações e esclarecemos dúvidas a vários outros amigos, divulgamos vídeos com entrevistas como a do Lakshen Sucameli que está produzindo um filme sobre Osho, divulgamos fotos de nossos arquivos, postamos pequenos textos do Osho, divulgamos lançamento de livros e de CDs, indicamos links para artigos que postamos no nosso blog, divulgamos trabalhos de Centros Osho no Brasil, mostramos vídeos da comuna do Osho nos Estados Unidos, em Puna-Índia, etc.
Já aconteceu de recebermos uma nota, um vídeo, um link que sentimos ser de interesse geral. No mesmo momento, compartilhamos com nossa rede de amigos, com um pequeno comentário nosso.

Hoje mesmo eu traduzi um texto fantástico do Osho e publiquei no nosso site. Como as pessoas poderiam saber disso? Imediatamente fiz uma nota e divulguei no Facebook.
Sabemos que há um número muito grande de amigos do Instituto Osho Brasil que acompanham nosso site, nosso blog, que nos escrevem e-mails de vez em quando. Mas como diz o filho adolescente do comercial da TV, “o lance agora é rede social”. Através do Facebook poderemos interagir com muito mais facilidade e efetividade. Parece que a gente se comunica mais diretamente e compartilha cada passo que damos.
Por isso insistimos no nosso convite a todos os nossos leitores para que entrem no Facebook e nos adicionem como amigo.
Com certeza estaremos muito mais juntos e interagindo.
O nosso endereço no Facebook é “Osho Brasil Instituto”.